OPRAM82

Projeto SBV- Suporte Básico para a Vida

Proponente(s):

João Gonçalo Nunes Abreu

Data criação

07-08-2019 | 10:31

Data atualização

22-03-2022 | 15:59

Prazo (meses)

12

Área Temática

Juventude Cidadania

Âmbito

Municipal

Município(s)

Funchal

Orçamento (€)

10.000,00

9 Votos
Concluído

Descrição da Anteproposta
Quantos Jovens é que começam a sua vida adulta sem saber o que é realmente um IRS? Ou que nunca souberam votar? Ou simplesmente consultaram o seu Portal de Finanças ou do Cidadão? Estas informações e capacidades são cruciais para uma boa transição para a vida adulta dos nossos jovens mas infelizmente com o sistema educativo completamente saturado, este não possui a capacidade de ajudar nestas temáticas. É aqui que entra o Projeto SBV, constituído por um conjunto de workshops em diferentes temáticas para qualquer jovem interessado. Workshops: 1º Introdução à Política -Como funciona o sistema político português? E a sua Estrutura? -Quantas diferentes eleições existem? -Porque é que tenho que votar? -Como e onde me informo antes de votar? 2º Introdução às Finanças -O que é o Portal das Finanças? Para que serve? -Como funcionam os impostos em Portugal? O que é um IRS? Como o faço? -Para que serve o meu Nº de Identificação Fiscal? 3º Introdução ao Cidadão -O que me faz um cidadão Português? Que direitos e deveres tenho como cidadão de Portugal? -E como cidadão europeu? -O que é o Portal do Cidadão? Para que serve? 4º Introdução ao emprego -O que é um currículo? Qual a forma correta de escrever um? -Como me devo portar numa entrevista de emprego? -Quando começar a trabalhar que direitos tenho como trabalhador? 5º Introdução à Gestão Pessoal -Como devo gerir o meu tempo? Têm dicas? -Como posso contruir um Orçamento Pessoal? 6º Introdução à legislação -O que é o Diário da República? -Onde posso consultar a legislação do País? -Como devo ler e interpretar Decretos-leis ou outros documentos importantes legislativos? -Como posso interpretar corretamente um contrato?
Informação Relevante
-

Evolução do Projeto

10.º Workkshop - Legislação na Ótica do Utilizador

10.º e último workshop no âmbito do Projeto SBV- Suporte Básico para a Vida, intitulado “Legislação na Ótica do Utilizador”, orientado pelo advogado Alexandre Silva, permitindo alargar os conhecimentos a nível de legislação, aplicada às questões práticas do quotidiano.

9.º Workshop - Dossier de Candidatura a Emprego

O currículo, a carta de apresentação, a organização pessoal, a atitude e a organização do dossier de candidatura a emprego, foram alguns dos tópicos em foco.

O evento contou com a presença do Diretor Regional de Administração Pública e da Modernização Administrativa, Marcos Teixeira em representação da Vice-Presidência, bem como do Diretor Regional de Juventude, João Rodrigues.

A Direção Regional de Juventude tem vindo a dinamizar um conjunto de workshops que já proporcionaram a cerca de 350 jovens o desenvolvimento de competências transversais importantes para a sua integração social e profissional. 

8.º Workshop - Gestão e Marketing Pessoal

O evento contou com a presença do Diretor Regional de Administração Pública e da Modernização Administrativa, Marcos Teixeira e do Diretor Regional de Juventude, João Rodrigues, entidades parceiras na promoção da democracia ativa que é oferecida a todos os cidadãos através do OPRAM.


Ao longo da tarde, os jovens participantes tiveram a oportunidade de desenvolver as suas competências pessoais e profissionais, revelando uma forte dinâmica e um grande interesse em melhorarem as técnicas utilizadas na procura ativa de emprego.

Com o título “Marketing e Gestão Pessoal”, esta oficina de trabalho, que decorreu no Centro de Juventude do Funchal, foi dinamizada por uma das formadoras da DTIM, Verónica Faria.

7.º Workshop - As Finanças e Cidadão

Sob o tema “As Finanças e o Cidadão”, esta oficina de trabalho que contou com 33 participantes, foi ministrada pelo advogado Alexandre Silva que, de uma forma prática, apresentou serviços e produtos fundamentais para o nosso quotidiano, tais como o Portal das Finanças, IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares), NIF (Número de Identificação Fiscal), obtenção de Senha Fiscal, IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado, O IUC (Imposto Único de Circulação), entre outros aspetos.

6.º Workshop - Legislação na Ótica do utilizador

A Direção Regional de Juventude promoveu no 21 de julho, através da plataforma Zoom, o workshop gratuito “Legislação na Ótica do utilizador”, em que mais de quatro dezenas de jovens tiveram oportunidade de esclarecer alguns aspetos acerca da utilização, localização e interpretação da legislação necessária para o normal exercício da cidadania.

Alexandre Silva, que dinamizou este workshop de uma hora, fez uma introdução à legislação, esclareceu a natureza do Diário da República, as fontes de legislação do país e de como interpretar decretos-lei ou outros documentos legislativos importantes.

5.º Workshop - Gestão e Marketing Pessoal

A Direção Regional de Juventude (DRJ) promoveu, no dia 16 de julho, mais um workshop online em plataforma Zoom, orientado por Verónica Faria, que abordou fatores determinantes na gestão pessoal, que podem ajudar a marcar a diferença no mercado de trabalho.

Durante uma hora, os 41 participantes tiveram oportunidade de refletir acerca de técnicas e ferramentas fundamentais para uma gestão pessoal e de carreira mais eficaz, em particular a gestão do tempo, fator decisor na planificação de atividades, definição de prioridades e gestão de fatores internos e externos, com reflexos na eficácia pessoal em todas as áreas da vida.

4.º Workshop - Cidadania Europeia – Que Direitos?

A Direção Regional de Juventude (DRJ) promoveu, a 14 de Julho, mais um workshop online, em plataforma Zoom, orientado pelo advogado Alexandre Silva acerca dos vários aspetos subjacentes ao exercício da cidadania europeia. 

Ao longo da sessão, 41 participantes beneficiaram de uma formação muito enriquecedora, em que puderam relembrar os valores e direitos fundamentais que norteiam a União Europeia, bem como aprofundar os seus conhecimentos acerca dos vários direitos e deveres, que nos assistem enquanto cidadãos europeus. 

Para além da abordagem aos vários tipos de direitos que nos protegem enquanto cidadãos portugueses e europeus, Alexandre Silva, apresentou uma série de mecanismos existentes para o exercício de uma cidadania de pleno direito, em todo o território da União Europeia. 

3.º Workshop - As Finanças e Cidadão

Direção Regional de Juventude promoveu, através da plataforma Zoom, mais um workshop gratuito desta vez dedicado ao tema “As Finanças e o Cidadão”.

Alexandre Silva, na qualidade de advogado e formador dinamizou este workshop, que contou com 50 participantes, sobre questões relacionadas com os procedimentos inerentes ao cumprimento de obrigações fiscais, tipologia de impostos, como o IRS, o IVA, o IMI, impostos sobre veículos, produtos petrolíferos ou impostos sobre sacos de plástico, entre outros. O debate demonstrou a relevância de sessões desta natureza, uma vez que os jovens não dispõem de informação especifica sobre estas matérias, tão importantes no exercício da cidadania ativa quotidiana. 

2. Workshop - Dossier de Candidatura | Emprego

A Direção Regional de Juventude promoveu, no dia 30 de junho, um workshop dedicado ao Dossier de Candidatura a Emprego, através da plataforma Zoom.

Atendendo à temática subjacente, de especial relevância para os jovens, esta 2.ª oficina de trabalho, realizada online, registou um elevado número de participantes, com cerca de trinta e cinco elementos.

Com a duração de uma hora, o workshop, que foi orientado por Verónica Faria, incidiu sobre a Introdução ao Emprego, tendo debatido os seguintes aspetos:

- O que é um currículo?

- Qual a forma correta de escrever um currículo?

- Como me devo comportar numa entrevista de emprego?

1.º Workshop - Gestão de Marketing Pessoal

A Direção Regional de Juventude (DRJ), promoveu no dia 23/06/2020, o primeiro workshop online sobre Gestão de Marketing Pessoal, com a orientação de Verónica Faria.

A ação, que se realizou através da plataforma zoom, registou elevada procura por parte dos jovens.

2024 OPRAM - Todos os direitos reservados.