OPRAM221

VELEJAR PELA INCLUSÃO

Proponente(s):

Ana Sofia Lopes

Data criação

15-09-2019 | 12:16

Data atualização

24-03-2022 | 11:54

Prazo (meses)

24

Área Temática

Inclusão Social

Âmbito

Municipal

Município(s)

Porto Santo

Orçamento (€)

110.000,00

266 Votos
Concluído

Descrição da Anteproposta
Objetivo Global: contribuir para a inclusão social de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, no Porto Santo Objetivo Específico: Promover competências sociais e pessoais junto de cerca de 70 crianças e jovens do Porto Santo com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular as que sofrem de perturbações do Desenvolvimento Psicológico, do Comportamento e Emocionais, através de uma intervenção integrada que inclui, entre outros, Psicomotricidade, Musicoterapia, Aromoterapia, Hidroterapia e Vela Adaptada. Resultado 1: Comunidade sensibilizada e informada sobre as Perturbações do Desenvolvimento Psicológico, do Comportamento e Emocionais A.1.1. Criação e distribuição de folhetos informativos sobre as diversas perturbações A 1.2. Realização de dois Seminários sobre Neurodesenvolvimento e Perturbações do Desenvolvimento Psicológico, do Comportamento e Emocionais A 1.3. Realização e publicação de Estudo sobre os resultados do projeto Resultado 2: Crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, em particular, com Perturbações do Desenvolvimento Psicológico, do Comportamento e Emocionais desenvolvem competências sociais e pessoais facilitadoras da inclusão social A 2.1. Aquisição de equipamento especializado para as sessões de Psicomotricidade e restantes terapias A 2.2. Ateliers integrados de Psicomotricidade, Vela Adaptada, Aromoterapia e Musicoterapia para crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais A 2.3. Sessões de Psicomotricidade dirigidas a crianças e jovens com NEE A 2.4. Aulas de Hidroterapia dirigidas a crianças e jovens com NEE A 2.5. Sessões de aconselhamento aos pais com crianças e jovens com NEE Resultado 3: Profissionais residentes no Porto Santo capacitados em Equitação Terapêutica Esta atividade é o primeiro passo de uma resposta futura ao nível da Equitação Terapêutica (ET), uma especialidade inexistente no Porto Santo e muito pertinente para o desenvolvimento de competências e a inclusão de crianças e jovens com NEE. Para que a valência de Equitação Terapêutica surja no Porto Santo é preciso reunir um conjunto de condições ainda inexistentes, como haver um espaço preparado para tal e a disponibilização de cavalos para o efeito. No entanto, pretende-se que este projeto dê o primeiro passo nesse caminho através da capacitação de profissionais que num futuro próximo poderão vir a desenvolver aulas, por exemplo, a título particular, de ET. A 3.1. Criação de regulamento para concurso de duas bolsas de formação para a realização de um Curso Acreditado de Equitação Terapêutica (cerca de 50h), teórico-prático, numa Escola de renome A 3.2. Divulgação do concurso A3.2. Seleção dos candidatos e entrega das bolsas Beneficiários diretos: Cerca de 70 crianças Cerca de 20 pais/encarregados de educação de crianças e jovens com NEE Cerca de 60 professores, pessoal não docente e técnicos de saúde Cerca de 5.000 residentes no Porto Santo
Informação Relevante
O Clube Naval do Porto Santo apoia o projeto e está disponível a potenciar o uso das suas instalações para o desenvolvimento do mesmo, através do aluguer de salas, e da rentabilização dos recursos existentes relativos à modalidade de Vela Adaptada, inclusive o uso do barco e o recurso a instrutores habilitados. Está, ainda, disponível para colaborar no contacto entre pais e terapeutas. Tendo em vista a missão social do Clube, os equipamentos de psicomotricidade adquiridos ao longo do projeto podem ser entregues ao Clube.
Documentos anexados

Evolução do Projeto

Conclusão

Conclusão das atividades.

Estiveram integradas no projeto 55 crianças e jovens com necessidades especiais, com cerca de 1300 sessões individuais e de grupo, com objetivo de melhorar a sua qualidade de vida e apoiar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Foram ainda dinamizadas inúmeras atividades para a população, desde cinema ao ar livre a workshops e palestras de sensibilização.

VELEJAR PELA INCLUSÃO - Resumo final - YouTube

 

Execução

Apresentação inicial do projeto, no Clube Naval do Porto Santo, a 19 de março 2021.

Desenvolvimento de atividades.

Fase inicial

Seleção do Clube Naval do Porto Santo como entidade gestora.

Fase inicial

Início do procedimento para operacionalização da execução do projeto com a indentificação das possíveis entidades gestoras.

2024 OPRAM - Todos os direitos reservados.