Proponente(s)
Pedro Pereira
Data criação
25-07-2019 01:23
Data atualização
19-05-2021 07:53
Municipal
Desporto

Município(s):
Machico
Prazo (número de meses):
9
Orçamento (€):
27.000,00
Título da Anteproposta:
Programa Comunitário de Exercício Físico para Pessoas com Diabetes Tipo 2 - "Diabetes em Movimento"®
Descrição da Anteproposta:
A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crónica altamente prevalente em Portugal, afectando cerca de 13% da população portuguesa, que ocorre devido a uma incorrecta metabolização da glicose pelo nosso organismo e que tem consequências a longo prazo se não for controlada, sendo uma das armas terapêuticas a adopção de estilos de vida saudável tais como a prática de exercício físico. O programa de intervenção comunitária "Diabetes em Movimento" é um programa de exercício físico comunitário, com sessões de exercício supervisionadas por profissionais de exercício físico e enfermeiros, em grupos de 30 participantes, 3 vezes por semana, e com a duração de 75 minutos. O programa tem a duração de 9 meses, decorrendo entre Outubro e Junho, são utilizadas estratégias de baixo custo e com comprovada eficácia cientifica e elevada aplicabilidade. Os objectivos são aumentar os níveis de actividade física da população portuguesa com diabetes tipo 2, melhorar o controlo glicémico, diminuir o risco cardiovascular, melhorar a aptidão física e aumentar a qualidade de vida da população portuguesa e tem como população alvo os homens e mulheres, com diabetes tipo 2 diagnosticada clinicamente, entre os 50 e os 80 anos de idade, seguidos e recrutados nos Centros de Saúde ou Hospitais. Este programa a nível de Portugal Continental é coordenado pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes, tendo o apoio científico do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). No último ano, o programa decorreu nos municípios de Almada, Lagos, Lisboa, Paredes, Portel, Portimão, Viana do Castelo e Vila Real de Santo António. A participação neste projecto tornaria possível a criação de estreitas relações sinérgicas entre o Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira, o Município de Machico e a Universidade da Madeira e proporcionaria mais uma oportunidade de melhorar os cuidados prestados aos utentes do município de Machico.
Outra Informação Relevante:
Plano de Acção Nacional para a Actividade Física - http://www.panaf.gov.pt/iniciativa/diabetes-em-movimento/; Link do Projecto "Diabetes em Movimento"® - https://diabetesemmovimento.wordpress.com
Estado do Projeto:
Em execução

Evolução do Projeto

Em execução

O processo foi remetido pela DRD para pagamento da tesouraria do Governo, no entanto foi devolvido para serem realizadas correções.

Em execução

Foi solicitada fatura para pagamento. Associação Madeira Desporto para Todos. Processo para implementar em breve.
Notar que a nível nacional não irá avançar, mas a nível Regional avança.
Proponente foi envolvido.
CPDD n.º 239/20 assinado.
Aguarda o envio da fatura pela entidade para pagamento.

Fase inicial

Foi elaborada proposta de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo (CPDD) com a Associação da Madeira de Desporto para Todos por forma a assegurar a operacionalização do projecto.