OPRAM41

Programa Comunitário de Exercício Físico para Pessoas com Diabetes Tipo 2 - "Diabetes em Movimento"®

Proponente(s):

Pedro Pereira

Data criação

25-07-2019 | 01:23

Data atualização

24-03-2022 | 11:24

Prazo (meses)

9

Área Temática

Desporto

Âmbito

Municipal

Município(s)

Machico

Orçamento (€)

27.000,00

301 Votos
Concluído

Descrição da Anteproposta
A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crónica altamente prevalente em Portugal, afectando cerca de 13% da população portuguesa, que ocorre devido a uma incorrecta metabolização da glicose pelo nosso organismo e que tem consequências a longo prazo se não for controlada, sendo uma das armas terapêuticas a adopção de estilos de vida saudável tais como a prática de exercício físico. O programa de intervenção comunitária "Diabetes em Movimento" é um programa de exercício físico comunitário, com sessões de exercício supervisionadas por profissionais de exercício físico e enfermeiros, em grupos de 30 participantes, 3 vezes por semana, e com a duração de 75 minutos. O programa tem a duração de 9 meses, decorrendo entre Outubro e Junho, são utilizadas estratégias de baixo custo e com comprovada eficácia cientifica e elevada aplicabilidade. Os objectivos são aumentar os níveis de actividade física da população portuguesa com diabetes tipo 2, melhorar o controlo glicémico, diminuir o risco cardiovascular, melhorar a aptidão física e aumentar a qualidade de vida da população portuguesa e tem como população alvo os homens e mulheres, com diabetes tipo 2 diagnosticada clinicamente, entre os 50 e os 80 anos de idade, seguidos e recrutados nos Centros de Saúde ou Hospitais. Este programa a nível de Portugal Continental é coordenado pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes, tendo o apoio científico do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). No último ano, o programa decorreu nos municípios de Almada, Lagos, Lisboa, Paredes, Portel, Portimão, Viana do Castelo e Vila Real de Santo António. A participação neste projecto tornaria possível a criação de estreitas relações sinérgicas entre o Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira, o Município de Machico e a Universidade da Madeira e proporcionaria mais uma oportunidade de melhorar os cuidados prestados aos utentes do município de Machico.
Informação Relevante
Plano de Acção Nacional para a Actividade Física - http://www.panaf.gov.pt/iniciativa/diabetes-em-movimento/; Link do Projecto "Diabetes em Movimento"® - https://diabetesemmovimento.wordpress.com

Evolução do Projeto

Execução

Foi apresentado publicamente no Fórum Machico o desenho final do projeto e o seu arranque formal.

A sua dinamização concretizou-se através de uma parceria com a Associação da Madeira de Desporto para Todos.

Estiveram presentes na sessão o Diretor Regional da Saúde, o Diretor Regional do Desporto e o Diretor Regional da Administração Pública e da Modernização Administrativa.

Execução

Aprovação de Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo n.º 239/20 com a Associação Madeira Desporto para Todos para a implementação do projeto.

Fase inicial

Foi elaborada proposta de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo (CPDD) com a Associação da Madeira de Desporto para Todos por forma a assegurar a operacionalização do projecto.

2024 OPRAM - Todos os direitos reservados.