ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Lista de Propostas em Votação
Consulte a lista definitivas das propostas apresentadas pelos cidadãos e vote na sua preferida ! Participe, escolha, decida!
Proponente(s)
Andreia Jesus
Data criação
07-01-2022 16:12
Data atualização
29-06-2022 20:18
Municipal
Inclusão Social

Município(s):
Funchal
Prazo (número de meses):
12
Orçamento (€):
32.786,38
Título da Anteproposta:
Aquisição de veículo de 9 lugares para transporte de crianças, jovens e demais utentes dos centros comunitários geridos pela SociohabitaFunchal E.M.
Descrição da Anteproposta:
Pretende-se com esta candidatura a aquisição de um veículo de 9 lugares para transporte de crianças, jovens e demais utentes de 9 centros comunitários, geridos pela empresa municipal SocioHabitaFunchal. Este veículo irá permitir um apoio a diversos projetos de inclusão direcionados a crianças, jovens e adultos de vários Conjuntos Habitacionais do Município do Funchal. Nomeadamente projetos de Inclusão pela Arte, como por exemplo o grupo de precursão os “Macetitas”, constituído por crianças e jovens, e o projeto “Danças de Roda”, direcionado a séniores. Pretendemos garantir o transporte destes grupos aos diversos eventos para os quais são convidados a participar e que acontecem em toda a ilha: atuações em hotéis da região, Feira Quinhentista de Machico, Festa da Castanha no Curral das Freiras, eventos institucionais através da Direção Regional de Juventude, Instituto de Segurança Social da Madeira, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais e demais IPSS´s. Outro dos nossos objetivos é assegurar o transporte das crianças e jovens para os ensaios do grupo, que correm semanalmente, e em horário pós escolar, o que dificulta a frequência destas nos ensaios, seja pela falta de acompanhante para lhes levar, ou pela distância de onde vivem para o local de ensaio. A falta de transporte é também um impedimento para que crianças de conjuntos habitacionais mais distantes possam integrar o grupo, acabando por ficarem excluídas deste projeto. Consideramos importante esclarecer que esta carrinha poderá garantir o apoio a outros projetos que se desenvolvem nestes centros comunitários, como por exemplo: apoio aos ensaios para as Marchas Populares, intercâmbios entre centros para atividades lúdico-pedagógicas, visitas a espaços culturais e participação mais frequente em atividades desenvolvidas por outras associações e IPSS`S. Pretende-se com a concretização deste apoio, uma maior abrangência de todos estes projetos, tanto ao nível do nº de participantes, como na qualidade e na melhoria da formação, com base no objetivo maior da inclusão social, ocupação de tempos livres de forma saudável e envelhecimento ativo.
Outra Informação Relevante:
Estes projetos de inclusão social que referimos promovem a aquisição de conhecimento através da Educação Não formal e desenvolvimento de competências pessoais e sociais: incutir hábitos de vida saudáveis, através da ocupação de tempos livres de forma culturalmente enriquecedora; prevenir comportamentos de risco de jovens residentes em contextos vulneráveis, utilizando a música e as artes em geral, como uma ferramenta para trabalhar competências pessoais, sociais, afetivas e intelectuais; desenvolver a solidariedade e a tolerância entre os jovens e população em geral, fomentando a coesão social e o sentimento de pertença ao grupo; dinamizar e frequentar ações de (in)formação com interesse sociopedagógico, formativo e profissional; estimular através das atividades desenvolvidas o empreendedorismo, preparando os grupos para projetos futuros; promover a Cultura tradicional madeirense; contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos sistemas de apoio às atividades dos jovens e população em geral. Com estes projetos pretende-se colmatar necessidades sentidas pela população com quem trabalhamos, democratizando o acesso às artes e à cultura, possibilitando o acesso a formações e garantido a igualdade na frequência nas atividades desenvolvidas pelos centros comunitários, município do Funchal e demais entidades institucionais.
Documentos anexados