Proponente(s)
Elisabete Nunes
Data criação
22-02-2022 12:31
Data atualização
03-04-2023 16:09
Municipal
Inclusão Social
Município(s):
Ponta do Sol
Prazo (número de meses):
12
Orçamento (€):
23.989,49
Título da Anteproposta:
Aquisição de uma carrinha para transporte de alimentos para IPSS- Ponta do Sol
Descrição da Anteproposta:
A Fundação João Pereira, fundada a 25 de Fevereiro de 1955, é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) sem fins lucrativos. Foi declarada Instituição de Utilidade Pública a 27-03-1984 e situa-se no Concelho da Ponta do Sol.
A Instituição, tem a valência de um centro de convívio para idosos desde 1996, sendo que atualmente abriu o Centro de Dia. O objetivo desta Instituição é prevenir, combater a solidão e o isolamento social. Atualmente tem capacidade para 50 utentes, que podem usufruir de diversas atividades, tais como: aulas de Manutenção física diária, aulas para melhoria de conhecimentos a nível escolar, atividades de expressão plástica, ações de sensibilização nas áreas de Ambiente e saúde, intercâmbios entre instituições, comemoração de datas festivas: Cantar os Reis; dia internacional da Mulher; Carnaval; Páscoa; dia dos Avós; dia do Idoso; S. Martinho e o Natal, entre outras
A Fundação João Pereira, para além das valências acima referidas, efetua o transporte de 17 jovens com necessidades especiais para o Centro de Atividade Ocupacional (CAO) situado no sítio das Terças - Ponta do Sol bem como para a freguesia da Tabúa, Concelho da Ribeira Brava, que por sua vez a carrinha da Secretaria da Educação encaminha-os para o Funchal.
Tem ainda, em parceria com o Instituto de Segurança Social da Madeira, o Programa de Emergência Alimentar (PEA), e o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC).
Estes Programas pretendem combater a pobreza e a exclusão social através do apoio alimentar e outros bens de consumo básico, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento com o objetivo de capacitar as pessoas mais carenciadas, promovendo desta forma a inclusão.
Com a abertura do Centro de Dia, a Instituição passou a confecionar refeições todos os dias para os utentes que frequentam o mesmo. No entanto, nem todos os idosos tem acesso ao Centro de Dia em virtude de apresentarem pouca locomoção, viverem sozinhos e se encontrarem num quadro desprotegido sem qualquer apoio familiar. Considerando um acompanhamento social mais profundo, e sendo um dos projetos pretendidos, a Fundação no âmbito da resposta social pretende adquirir uma viatura com mala isotérmica para distribuir refeições a estes idosos.
É aqui que a Fundação João Pereira pretende contribuir para a estabilização das consequências do envelhecimento contribuindo no retardar ou evitar da institucionalização. Utilizando esta viatura para chegar a um maior número possível de idosos, que se encontrem acamados, podendo assim angariar fundos para a sustentabilidade desta Instituição, tendo sempre em atenção os custos a aplicar aos idosos mais necessitados.
Outra Informação Relevante:
-
Estado de Execução:
Em execução
Documentos anexados
Evolução do Projeto
Fase Inicial
Em curso a tramitação necessária para celebração de contrato-programa com a Fundação João Pereira.