Proponente(s)
Dércia Rodrigues
Data criação
11-01-2022 09:52
Data atualização
03-04-2023 15:31
Municipal
Inclusão Social
Município(s):
Funchal
Prazo (número de meses):
12
Orçamento (€):
52.000,00
Título da Anteproposta:
VIVELHECER
Descrição da Anteproposta:
O presente projeto envolve as seguintes áreas de atuação:
• DANÇA SÉNIOR
• INTERCÂMBIOS NACIONAIS/EUROPEUS
• APOIO PSICOLÓGICO NA TERCEIRA IDADE
DANÇA SÉNIOR
A Dança Sénior é uma atividade dirigida à população idosa, envolvendo música e atividade física adaptada à população sénior, independentemente da sua condição física. Esta atividade que envolve a música como motor para ativação física, exige dos seus participantes movimentos amplos, rápidos e lentos, coordenados, simultâneos, ritmados, acompanhando a marcação do professor e do grupo. Apresenta ainda um reportório diversificado do ponto de vista de ritmos, coreografias e complexidade de movimentos. Esse facto favorece a adequação da Dança Sénior ao grupo, aos seus aspetos físicos, cognitivos e emocionais, visto que cada idoso realiza os exercícios dentro dos seus limites e capacidades.
Em termos históricos, esta modalidade iniciou-se na Alemanha no início dos anos 70 do século passado, através da coreógrafa e psicopedagoga social Ilse Tutti.
Esta atividade aparece como uma forma de enriquecer as atividades de ocupação dos tempos livres dos idosos, utilizando como ferramenta a música e as coreografias com características próprias, as quais se destacam por serem coreografias de baixo impacto, de curta duração e por não utilizarem esforços físicos intensos.
Para além das características atrás mencionadas, a Dança Sénior apresenta dois tipos de modalidades. A Dança Sénior, feita em pé e geralmente em roda ou a pares promovendo assim a interação e socialização entre os participantes e a Dança Sentada que permite a participação das pessoas impossibilitadas de se manter de pé ou com dificuldades de equilíbrio.
Neste contexto, apresentamos então esta atividade que pretende oferecer aos idosos do concelho do Funchal uma atividade diferente daquelas já existentes, e com inúmeros benefícios para os seus participantes, desde a melhoria dos níveis de atenção, da concentração, da perceção, da alteridade, do ritmo, da memória recente, da orientação espacial, até aos sistemas cardiovascular e musculotendinoso. Para além de promover um trabalho motor independente do progressivo condicionamento físico, a estes benefícios associam-se ainda a reorganização das perceções auditivas, visuais, tácteis e sensação de satisfação física e emocional induzindo igualmente uma melhoria na qualidade do sono.
INTERCÂMBIOS
Ao longo deste últimos anos temos proporcionado aos nossos alunos a realização de intercâmbios com outras instituições e/ou associações que desenvolvem também esta atividade.
Além de todos os convívios e interações sociais com outros participantes, juntamos ainda a parte lúdica em termos de viagens e conhecimento de novos locais e pontos de interesse.
É sem dúvida uma mais-valia poder proporcionar este tipo de viagens a faixas etárias mais elevadas.
O PAPEL DOS PSICÓLOGOS NO ENVELHECIMENTO
À medida que a população idosa cresce, as oportunidades de intervenção psicológica aumentam também dramaticamente. As evidências demonstram a custo-efetividade da intervenção psicológica com idosos. Estudo indicam que os idosos preferem intervenções psicológicas a medicação, até porque muitas vezes já tomam medicação para várias doenças físicas e estão mais propensos aos efeitos adversos da medicação.
Por um lado, podem contribuir para um envelhecimento ativo, ou seja, rentabilizar o potencial desta fase da vida e promover um estilo de vida ativo, saudável e em que haja envolvimento com a comunidade e que permita manter e melhorar a qualidade de vida:
• Informar a população acerca dos processos de envelhecimento e das suas consequências;
• Desmistificar crenças e mitos sobre a velhice e o envelhecimento, promovendo uma visão mais realista, ativa e positiva do processo de envelhecimento;
• Facilitar a participação dos idosos na vida coletiva da sociedade;
• Desenvolver programas que estimulam o envelhecimento ativo e o atingir do potencial máximo de cada pessoa durante a velhice;
• Desenvolver programas de prevenção e promoção da saúde psicológica na velhice.
Por outro lado podem ajudar a compreender e a intervir nos problemas que a solidão, o isolamento, a demência e a depressão causam os idosos. Assim como envolver-se no desenho e implementação de sistemas de gestão e monitorização da saúde que permitam prevenir e tratar a dor e doença:
• Intervenção nos problemas de Saúde Psicológica na Velhice como a Depressão e a Ansiedade;
• Intervenção nos processos demenciais e nas mudanças do estilo de vida e do comportamento a eles associadas.
• Gestão da doença crónica;
• Adesão à medicação;
• Processos de perda e luto;
• Ajustamento e adaptação a mudanças e fatores de stress relacionados com a idade (incluindo a reforma, o conflito familiar/marital ou mudança de papéis na velhice);
• Cuidados paliativos e no fim da vida.
O projeto VIVELHECER irá integrar um profissional da psicologia na sua equipa que acompanhará regularmente todos os parceiros envolvidos nas atividades.
Considerarmos essencial a presença de um psicólogo neste tipo de espaços. O que a experiência infelizmente nos tem demonstrado, é que muitos dos locais por onde passamos não contam com uma equipa multidisciplinar. A possibilidade de contato com um psicólogo irá permitir também a “desmistificação” do recurso a este tipo de profissional.
Objetivos gerais:
O objetivo principal deste projeto é o de oferecer à população sénior do concelho do Funchal uma atividade física diferente, bonita e eficiente que lhes permita estarem ativos, alegres e cheios de vitalidade (Dança Sénior), bem como proporcionar novas experiências com a realização de intercâmbios nacionais/internacionais através desta atividade.
A introdução de um profissional da área da psicologia irá permitir também um foco na estimulação cognitiva nestas faixas etárias. O projeto aposta assim na promoção da saúde mental e as relações sociais. Quanto mais saudáveis e ativas forem as pessoas mais velhas, maior será a sustentabilidade dos serviços de saúde e de apoio social.
Mais-valias do Projeto:
Pretende-se proporcionar uma maior oferta de atividades que sejam enriquecedoras quer a nível físico, quer a nível social, quer a nível psicológico e mental. A necessidade de acrescentar algo novo, saudável, divertido e exequível à região fez com que este projeto ganhasse ainda mais relevância. Além da prática regular da atividade, os participantes terão a oportunidade de participar em diferentes intercâmbios nacionais/internacionais.
Vivendo neste momento um período pós-pandémico, torna-se ainda mais importante apostar na PREVENÇÃO. (O profissional da área da psicologia desempenhará um importante papel nesta vertente). É fundamental para uma velhice activa ou bem-sucedida; por outro lado, do ponto de vista colectivo é do interesse generalizado que a sociedade seja constituída por pessoas saudáveis. Viver mais tempo com qualidade de vida, sem doença física ou mental, pode ajudar largamente a compensar os crescentes custos com assistência social e cuidados de saúde e contribuir mais tempo para as receitas públicas..
Outra Informação Relevante:
-
Estado de Execução:
Em execução
Documentos anexados
Evolução do Projeto
Fase Inicial
Em curso a tramitação necessária para celebração de contrato-programa com a "Exemplos Sábios - Associação Recreativa".