OPRAM221

VELEJAR PELA INCLUSÃO

Proponent(s):

Ana Sofia Lopes

Created Date

15-09-2019 | 12:16

Updated Date

24-03-2022 | 11:54

Deadline (months)

24

Theme Area

Social inclusion

Scope

Municipal

Counties

Porto Santo

Budget (€)

110.000,00

266 Votes
Concluded

Proposal description
Objetivo Global: contribuir para a inclusão social de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, no Porto Santo Objetivo Específico: Promover competências sociais e pessoais junto de cerca de 70 crianças e jovens do Porto Santo com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular as que sofrem de perturbações do Desenvolvimento Psicológico, do Comportamento e Emocionais, através de uma intervenção integrada que inclui, entre outros, Psicomotricidade, Musicoterapia, Aromoterapia, Hidroterapia e Vela Adaptada. Resultado 1: Comunidade sensibilizada e informada sobre as Perturbações do Desenvolvimento Psicológico, do Comportamento e Emocionais A.1.1. Criação e distribuição de folhetos informativos sobre as diversas perturbações A 1.2. Realização de dois Seminários sobre Neurodesenvolvimento e Perturbações do Desenvolvimento Psicológico, do Comportamento e Emocionais A 1.3. Realização e publicação de Estudo sobre os resultados do projeto Resultado 2: Crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, em particular, com Perturbações do Desenvolvimento Psicológico, do Comportamento e Emocionais desenvolvem competências sociais e pessoais facilitadoras da inclusão social A 2.1. Aquisição de equipamento especializado para as sessões de Psicomotricidade e restantes terapias A 2.2. Ateliers integrados de Psicomotricidade, Vela Adaptada, Aromoterapia e Musicoterapia para crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais A 2.3. Sessões de Psicomotricidade dirigidas a crianças e jovens com NEE A 2.4. Aulas de Hidroterapia dirigidas a crianças e jovens com NEE A 2.5. Sessões de aconselhamento aos pais com crianças e jovens com NEE Resultado 3: Profissionais residentes no Porto Santo capacitados em Equitação Terapêutica Esta atividade é o primeiro passo de uma resposta futura ao nível da Equitação Terapêutica (ET), uma especialidade inexistente no Porto Santo e muito pertinente para o desenvolvimento de competências e a inclusão de crianças e jovens com NEE. Para que a valência de Equitação Terapêutica surja no Porto Santo é preciso reunir um conjunto de condições ainda inexistentes, como haver um espaço preparado para tal e a disponibilização de cavalos para o efeito. No entanto, pretende-se que este projeto dê o primeiro passo nesse caminho através da capacitação de profissionais que num futuro próximo poderão vir a desenvolver aulas, por exemplo, a título particular, de ET. A 3.1. Criação de regulamento para concurso de duas bolsas de formação para a realização de um Curso Acreditado de Equitação Terapêutica (cerca de 50h), teórico-prático, numa Escola de renome A 3.2. Divulgação do concurso A3.2. Seleção dos candidatos e entrega das bolsas Beneficiários diretos: Cerca de 70 crianças Cerca de 20 pais/encarregados de educação de crianças e jovens com NEE Cerca de 60 professores, pessoal não docente e técnicos de saúde Cerca de 5.000 residentes no Porto Santo
Relevant Information
O Clube Naval do Porto Santo apoia o projeto e está disponível a potenciar o uso das suas instalações para o desenvolvimento do mesmo, através do aluguer de salas, e da rentabilização dos recursos existentes relativos à modalidade de Vela Adaptada, inclusive o uso do barco e o recurso a instrutores habilitados. Está, ainda, disponível para colaborar no contacto entre pais e terapeutas. Tendo em vista a missão social do Clube, os equipamentos de psicomotricidade adquiridos ao longo do projeto podem ser entregues ao Clube.
Attached documents

Project Updates

Conclusion

During the last few months, equality and proximity between families and children with special educational needs have been promoted.

55 children were integrated in the project, with about 1300 individual and group sessions with the main focus of improving their quality of life and supporting their cognitive, emotional and social development. Numerous activities were also organised for the population, from open-air cinema to workshops and awareness-raising lectures.

VELEJAR PELA INCLUSÃO - Resumo final - YouTube

 

Execution

Running.
Presentation of the project of the Naval Club of Porto Santo on March 19, 2021.

Start

In the phase of identifying possible managing entities for the implementation of the project.

Initial phase

Initiation of the procedure to operationalise the implementation of the project, namely identification of possible management entities.

2024 OPRAM - All rights reserved