OPRAM162

Dança Sénior Madeira

Proponent(s):

Dércia Rodrigues

Created Date

10-09-2019 | 12:40

Updated Date

23-03-2022 | 12:29

Deadline (months)

12

Theme Area

Social inclusion

Scope

Municipal

Counties

Funchal , Machico

Budget (€)

32.000,00

522 Votes
Concluded

Proposal description
A Dança Sénior é um projeto dirigido à população idosa, envolvendo música e atividade física adaptada à população sénior, independentemente da sua condição física. Em termos históricos, esta modalidade iniciou-se na Alemanha no início dos anos 70 do século passado, através da coreógrafa e psicopedagoga social Ilse Tutti. Actualmente esta dança está presente em 14 países e permite que todos os participantes possam interagir imediatamente sem conhecimentos prévios O objetivo principal deste projeto é o de oferecer à população sénior dos concelhos uma atividade física diferente, bonita e eficiente que lhes permita estarem ativos, alegres e cheios de vitalidade. A necessidade de acrescentar algo novo, saudável, divertido e exequível à região fez com que este projeto ganhasse ainda mais relevância. Para além de introduzir uma nova atividade na região, este projeto vai de encontro à demografia existente, que cada vez mais se tem caracterizado por um maior envelhecimento da população e o isolamento que a vida moderna provoca nesta faixa etária. Partindo da intenção de proporcionar aos nossos séniores uma vida mais ativa, onde a alegria e a boa disposição andem lado a lado com a melhoria da qualidade de vida a todos os níveis, desde a melhoria das capacidades físicas e psíquicas, até à tão necessária socialização em ambiente descontraído e de felicidade, propus então esta atividade dirigida a esta população em específico. Com a aposta e investimento num projeto deste tipo, estaremos a partir para uma melhoria generalizada das condições de saúde dos idosos, trabalhando para a saúde dos utentes e prevenção da doença.
Relevant Information
Esta verba será aplicada nos gastos com recursos humanos e materiais.

Project Updates

Conclusion

Realização de diversas sessões, nomeadamente em parceria com:

Garouta do Calhau;

Polo Camacho de Freitas - IHM;

Polo Santo Amaro - IHM;

Polo da Torre - IHM;

Polo Santa Luzia IHM;

Santa Casa da Misericordia de Machico;

Lar Bela Vista;

Estabelecimento Santa Isabel;

Lar Vale Formoso;

Lar Nossa Senhora do Bom Caminho.

In Progress

In execution, in the planning phase of actions with the partnership of several entities, community hubs of the IHM,EPERAM. Due to COVID 19 security issues it has not yet been possible to have group classes.

Start

Plenary of the Government Council for approval.

Start

In the initial phase of procedures to operationalize the implementation of the project, having already selected the managing entity for the project, being the Association "Exemplos Sábios - Associação Recreativa".

Initial phase

Start of the procedure to operationalise the implementation of the project with identification of possible management entities.

2024 OPRAM - All rights reserved